Fim da greve no semiurbano; impasse segue no transporte urbano de São Luís
Ônibus intermunicipais voltam a circular nesta quarta-feira (4), mas paralisação continua afetando usuários da capital
A greve dos rodoviários do transporte semiurbano chegou ao fim e os ônibus que ligam os municípios da Grande Ilha a São Luís voltam a circular normalmente a partir desta quarta-feira (4). No entanto, a paralisação segue no sistema de transporte urbano da capital, mantendo milhares de usuários sem atendimento.
O acordo que encerrou a greve no semiurbano prevê um reajuste salarial de 5,5%, além da manutenção do plano de saúde para os trabalhadores. Outro ponto importante foi o compromisso dos empresários do setor com um investimento de R$ 30 milhões para a renovação da frota, com execução prevista ainda para 2026.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte (SET), o entendimento foi possível após mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e atuação direta do Governo do Estado.
“A greve chegou ao fim após mediação no TRT e intervenção decisiva do governo do Estado, que foi crucial para a construção do acordo entre as partes. Resultado de diálogo, responsabilidade e ação concreta do Estado para destravar o sistema e devolver o transporte à população”, afirmou o SET em nota.
O sistema semiurbano é responsável pelo deslocamento diário de moradores de municípios como São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa para São Luís. Atualmente, cerca de 125 mil usuários utilizam o serviço, que é gerido pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB).
Enquanto isso, os usuários do transporte urbano de São Luís seguem enfrentando dificuldades, sem previsão oficial para o fim da paralisação. As negociações continuam, mas ainda não houve acordo entre rodoviários, empresários e a Prefeitura da capital.
A Rádio Voz do Horizonte segue acompanhando o desenrolar das negociações e trazendo informações atualizadas para a população.
Comentários (0)