Notice: Undefined index: rank in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 40

Notice: Undefined index: feed in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 70
Rádio Voz do Horizonte Rádio Voz do Horizonte
Ouvir

Senado aprova projeto que acaba com multa para advogado que abandonar processo

"Mudanças buscam equilíbrio entre garantias profissionais e eficiência do sistema judicial"

FOTO REPRODUÇÃO

 

O Senado Federal aprovou um importante projeto de lei, de autoria do presidente da casa, Rodrigo Pacheco, que visa reformular as punições aplicadas a advogados que abandonam processos penais sem justa causa e sem prévia comunicação ao juiz. A proposta elimina a multa judicial, que atualmente varia de 10 a 100 salários-mínimos, e transfere para a Ordem dos Advogados do Brasil a responsabilidade de avaliar a conduta do profissional, decidindo sobre a abertura de um processo disciplinar.


O cerne do projeto reside na correção de uma distorção identificada no artigo 265 do Código de Processo Penal, que permitia a aplicação sumária de multas pelos magistrados, sem garantias de devido processo legal, contraditório e ampla defesa aos advogados. Rodrigo Pacheco argumentou que a mudança é necessária para resguardar as prerrogativas dos advogados que atuam no âmbito penal, garantindo um tratamento justo e equilibrado.


A relatora do projeto, Soraya Thronicke, do PSD de Mato Grosso do Sul, destacou que a proposta permite ao acusado indicar um novo defensor caso o advogado inicial abandone o processo. Em casos de inércia da defesa técnica, o juiz poderá nomear um defensor público ou um advogado dativo. Essa abordagem, que agora se tornará lei, alinha-se com uma decisão prévia do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assegurando ao acusado a possibilidade de escolher um novo patrono, evitando nulidades no processo.


Além disso, o projeto também extingue a nomeação obrigatória de um advogado de ofício para os praças no âmbito da Justiça Militar, proporcionando mais flexibilidade no processo de escolha de representação legal.


Aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto agora segue para a sanção presidencial, representando um passo significativo na busca por um sistema judicial mais eficiente e equitativo, equilibrando as garantias profissionais dos advogados com a necessidade de assegurar a eficácia do processo penal.


Com informações da Rádio Senado

Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL): Primavera Socialista e MES realizarão conferências municipais em Paço do Lumiar para definir rumos político
Cresce a Insatisfação Popular com o Acúmulo de Lixo em Paço do Lumiar
Fernanda Montenegro celebra 95 anos: Uma lenda viva das artes brasileiras