Notice: Undefined index: rank in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 40

Notice: Undefined index: feed in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 70
Rádio Voz do Horizonte Rádio Voz do Horizonte
Ouvir

Bancada do agronegócio pede anulação de questões do ENEM 2023 por alegado "cunho ideológico

"Parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária criticam perguntas relacionadas ao desmatamento, populações indígenas e agronegócio"


FOTO REPRODUÇÃO

 

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), conhecida como bancada do agronegócio, solicitou nesta segunda-feira (6/11) a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023. Segundo a bancada, as perguntas são "mal formuladas" e têm "cunho ideológico", permitindo que os alunos marquem qualquer resposta, dependendo de seu ponto de vista. O primeiro dia de provas do exame ocorreu no último domingo (5/11), abrangendo 90 questões de múltipla escolha de linguagens e ciências humanas, além da redação. As provas de ciências da natureza e matemática serão aplicadas no próximo domingo, 12 de novembro.



A FPA também está pedindo a convocação do ministro da Educação, Camilo Santana, para audiências na Câmara e no Senado, além de informações do MEC sobre a equipe responsável pela elaboração das questões do exame deste ano e as referências bibliográficas utilizadas.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, afirmou em nota que as questões são elaboradas por professores independentes, selecionados por meio de edital de chamada pública, e que o órgão não interfere nesse processo. O processo envolve etapas de elaboração e revisão pedagógica, além de validação por uma comissão assessora.


As questões que a bancada do agronegócio quer anular são as de números 70, 71 e 89, que abordam temas relacionados ao desmatamento, populações indígenas e agronegócio. A FPA criticou o que chamou de "desinformação" sobre a atividade econômica do agronegócio, e acusou as gestões anteriores do PT de propagar essa desinformação de forma criminosa.


Mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para o ENEM deste ano. O exame pode ser usado tanto para ingressar em centros públicos de ensino quanto para obter bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em universidades particulares.

Leia a íntegra da nota do Inep:

“As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são elaboradas por professores independentes, selecionados por meio de edital de chamada pública para colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não interfere nas ações dos colaboradores selecionados para compor o Banco. O processo envolve as etapas de elaboração e revisão pedagógica dos itens, além de validação pelo trabalho de uma comissão assessora. Os itens selecionados para a edição de 2023 passaram pelo fluxo estabelecido nas normativas do BNI.”

Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Fred Campos anuncia Professor Fábio Henrique como Secretário de Educação de Paço do Lumiar
Consciência Negra: o Primeiro Feriado Nacional e o Chamado para Reflexão Permanente
Ana Lúcia é Confirmada como Secretária de Saúde na Gestão Fred Campos