Notice: Undefined index: rank in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 40

Notice: Undefined index: feed in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 70
Rádio Voz do Horizonte Rádio Voz do Horizonte
Ouvir

O senado aprovou projeto que cria protocolo de combate à violência sexual

"Batizada de "não nos calaremos", iniciativa é inspirada em medida adotada na Espanha. "

 

(Foto: Jeferson  Rudy/Agência Senado)

 

 O Senado aprovou o substitutivo de Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, ao projeto da deputada Maria do Rosário, do PT gaúcho, que cria um protocolo de prevenção ao assédio e à violência sexual. Batizado de “Não Nos Calaremos”, a medida é inspirada na iniciativa espanhola “No Callem”, que ficou conhecida internacionalmente após o caso do jogador de futebol Daniel Alves, preso desde janeiro após ser acusado de estuprar uma jovem no banheiro de uma boate em Barcelona. De acordo com o projeto, o Protocolo "Não Nos Calaremos" será obrigatório para casas noturnas, boates, danceterias, festas, bailes, rodeios e vaquejadas, shows e festivais, espetáculos e eventos esportivos. A adesão é facultativa para restaurantes, bares, parques de diversões, congressos, hotéis e pousadas. Os estabelecimentos comerciais que aderirem voluntariamente terão direito a ostentar o selo “Não Nos Calaremos”. A relatora no plenário, senadora Augusta Brito, do PT do Ceará, destacou a importância do protocolo.


Dentro desses vetores, o texto oferece disposições vocacionadas a orientar o treinamento de colaboradores dos estabelecimentos de lazer e de eventos, para que possam atuar na prevenção de situações de assédio, importunações, estupro e outras formas de violência sexual. O protocolo cria, assim, uma dinâmica a ser adotada para evitar o agravamento das situações de violência em potencial, preservando sempre e,em primeiro lugar, a integridade física e psicológica da vítima.


De acordo com o protocolo, os colaboradores dos estabelecimentos comerciais devem ser capacitados para identificar os vários tipos de violência sexual e agressão e agir conforme o caso. Um desses colaboradores, preferencialmente mulher, deve ser responsável por prestar assistência às vítimas, com treinamento específico. Para a senadora Mara Gabrilli, o projeto é uma vitória da sociedade brasileira:


É uma vitória de homens, de mulheres, de todos os parlamentares que acreditam na urgência de aprimorarmos as medidas de combate, de proteção contra a violência a qual centenas de mulheres são submetidas diariamente. Não nos calaremos diante desses abusos. É preciso deixar isso cada dia mais claro.


Como foi modificado no Senado, o texto terá de passar por nova votação na Câmara dos Deputados.


Com informações da Rádio Senado

Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Fred Campos anuncia Professor Fábio Henrique como Secretário de Educação de Paço do Lumiar
Consciência Negra: o Primeiro Feriado Nacional e o Chamado para Reflexão Permanente
Ana Lúcia é Confirmada como Secretária de Saúde na Gestão Fred Campos