Em um anúncio inesperado, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) comunicaram no domingo (12) que o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será disponibilizado já nesta terça-feira (14), às 19h. A mudança representa uma antecipação considerável em relação à data inicialmente prevista, que era 24 de novembro. O ministro da Educação, Camilo Santana, revelou a decisão durante uma coletiva para apresentar o balanço do segundo dia de provas, sediada no Inep, em Brasília.
O resultado oficial do Enem, entretanto, está marcado para ser divulgado apenas em 16 de janeiro do próximo ano. O presidente do Inep, Manuel Palácios, acrescentou que uma questão da prova foi anulada devido ao fato de já ter sido utilizada em uma avaliação de 2010. O item em questão foi aplicado em um exame destinado a pessoas privadas de liberdade. Este é o único item anulado até o momento no atual Enem.
Palácios também mencionou que outra questão foi identificada como sendo semelhante a uma pergunta de um exame da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de 2003, mas descartou a anulação, afirmando que existem apenas "semelhanças" entre os itens. Como medida para fortalecer a elaboração das provas, o governo federal planeja lançar um edital em janeiro para contratar elaboradores de questões para o banco de itens do Enem, utilizado na formulação dos exames.
Powered by Froala Editor