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Maranhão avança na Educação Integral para Escolas Indígenas: Consulta Prévia e Flexibilidade Cultural são Destaques

"Secretaria Estadual de Educação e representantes discutem a implementação do ensino em tempo integral, priorizando peculiaridades culturais em escolas indígenas e quilombolas."

FOTO REPRODUÇÃO

 

Nesta terça-feira (14), o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Delmar Matias, reuniu-se com representantes do Conselho de Educação Indígena e da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para discutir a expansão do ensino em tempo integral nas escolas indígenas do estado.


A meta ambiciosa visa oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendendo pelo menos 25% dos alunos da educação básica, com especial atenção para as escolas do campo e das comunidades indígenas e quilombolas.


Um ponto destacado durante a reunião foi a importância da consulta prévia para a implementação do modelo integral de ensino. Essa consulta será coordenada por departamentos específicos e, após a análise das informações coletadas, levará em consideração as peculiaridades locais, com foco nos aspectos culturais, para definir a matriz curricular e as características do modelo pedagógico nessas comunidades.


Os critérios para a expansão do ensino em tempo integral incluem municípios que ainda não contam com escolas dessa modalidade e escolas com capacidade para atender pelo menos quarenta matrículas no primeiro ano do ensino médio. Além disso, destaca-se a necessária flexibilização para se adequar à realidade indígena, reconhecendo e respeitando as particularidades culturais das comunidades.


Essa iniciativa representa um passo significativo na busca por uma educação mais inclusiva e alinhada com a diversidade cultural do Maranhão, reforçando o compromisso do estado em proporcionar oportunidades educacionais de qualidade para todos os seus estudantes, independentemente de sua origem ou contexto.

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