Notice: Undefined index: rank in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 40

Notice: Undefined index: feed in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 70
Rádio Voz do Horizonte Rádio Voz do Horizonte
Ouvir

PF revela fraude em contratos públicos e superfaturamento em municípios do MA e PI

"PF cumpriu mandados em São Luís e Paço do Lumiar na Operação Mustache"

(Foto: Reprodução)

 

Na manhã desta terça-feira (12), a Polícia Federal deflagrou a Operação Mustache, desencadeando uma ofensiva contra o desvio de recursos públicos federais destinados à Saúde e Educação em nove municípios do Piauí e do Maranhão. Coordenada por 70 policiais federais, com o apoio dos auditores da Controladoria Geral da União (CGU), a operação visou desmantelar um esquema criminoso que envolvia fraudes em licitações e contratos.


Ao todo, foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, incluindo um em São Luís, e 12 mandados de sequestro de bens e valores. As investigações, originadas a partir de auditoria interna da CGU, identificaram indícios de fraude e direcionamento nas contratações, favorecendo um grupo de empresas que consistentemente vencia as disputas públicas.


O modus operandi do grupo incluía superfaturamento por sobrepreço e por quantidade, com emissão de notas fiscais que registravam quantidades de produtos superiores aos efetivamente entregues, além da prática de venda de "notas fiscais frias". A Operação Mustache também revelou uma série de irregularidades em contratos e aditivos celebrados pelos entes públicos com as empresas investigadas, resultando no sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 10 milhões.


A ação visa interromper a prática criminosa, coletar provas para fortalecer a tese investigativa e identificar outros envolvidos no esquema, sejam servidores públicos ou particulares. Além disso, busca a recuperação de bens e ativos adquiridos com os recursos desviados da Saúde e Educação.


O inquérito policial, que envolve crimes licitatórios, crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e organização criminosa, revela a complexidade e abrangência do esquema desmantelado pela Operação Mustache. O nome da operação, "Mustache" (bigode em inglês), faz alusão ao uso de endereços de Barbearias na capital Teresina/PI para o registro de "empresas de fachada" pelos integrantes do grupo criminoso.

Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Fred Campos anuncia Professor Fábio Henrique como Secretário de Educação de Paço do Lumiar
Consciência Negra: o Primeiro Feriado Nacional e o Chamado para Reflexão Permanente
Ana Lúcia é Confirmada como Secretária de Saúde na Gestão Fred Campos