Paulo Gustavo Gonet Branco assume oficialmente hoje, 18 de dezembro de 2023, o cargo de procurador-geral da República, sucedendo Augusto Aras. A cerimônia de posse está marcada para as 10h na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), na capital federal, e marca o início de uma nova gestão na principal instituição do Ministério Público Federal (MPF).
A nomeação de Gonet foi aprovada pelo Senado na última quarta-feira, com 65 votos favoráveis, 11 contrários e 5 abstenções ou ausências. Antes da votação em plenário, o subprocurador passou por uma intensa sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na qual obteve 23 votos favoráveis e apenas 4 contrários.
Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e com título de doutorado pela mesma instituição, Gonet ingressou no MPF em 1987, construindo uma sólida carreira. Atualmente, ele ocupa o cargo de vice-procurador eleitoral, desempenhando suas funções no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A mudança na chefia da PGR ocorre após o término do mandato de Augusto Aras, que liderou a instituição durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Desde setembro, a PGR vinha sendo comandada interinamente pela subprocuradora Elizeta Ramos.
Além da posse de Gonet, o Senado também aprovou a indicação de Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ambos foram sabatinados conjuntamente e obtiveram o aval da Casa Legislativa para assumirem suas respectivas funções.
A chegada de Gonet à chefia da PGR representa um novo capítulo na condução do Ministério Público Federal, com desafios e expectativas para o enfrentamento dos grandes temas jurídicos e sociais que marcarão sua gestão.
Powered by Froala Editor