Notice: Undefined index: rank in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 40

Notice: Undefined index: feed in /home2/estacaoradio/public_html/radiovozdohorizonte/noticia.php on line 70
Rádio Voz do Horizonte Rádio Voz do Horizonte
Ouvir

Missa de Titulação no Santuário de São José de Ribamar marca Reconhecimento do Festejo como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão

"Dom Gilberto Pastana preside cerimônia histórica com a presença do Governador Carlos Brandão e lideranças religiosas, após decisão unânime do Conselho Consultivo do Patrimônio Imaterial do Estado"

Imagem reprodução

 

Nesta terça-feira (7), o Santuário de São José de Ribamar será palco de um momento histórico para a cultura maranhense: a Missa e cerimônia de Titulação do Festejo de São José de Ribamar como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão. A solenidade, que ocorrerá às 15h, contará com a presença de autoridades eclesiásticas e civis, destacando-se a participação do arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana, e do Governador do estado, Carlos Brandão.


A Missa, presidida por dom Gilberto Pastana, será seguida pela cerimônia de Titulação, que contará também com a presença da secretária estadual de políticas públicas para as comunidades, Dra. Helena Duailibe. A expectativa é reunir lideranças de todas as pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese, em um momento de celebração e reconhecimento da importância cultural e religiosa do Festejo de São José de Ribamar.


O reconhecimento do Festejo como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão foi oficializado no dia 4 de abril deste ano, durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Imaterial do Maranhão, na Casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico de São Luís. O parecer favorável ao pedido foi decidido por unanimidade pelos membros do Conselho, composto por representantes do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (Secma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Comissão Maranhense de Folclore e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


O dossiê que embasou a aprovação do Festejo como patrimônio cultural imaterial foi elaborado pelo professor Mauro Augusto, paroquiano do Santuário de São José de Ribamar e devoto fervoroso do santo padroeiro. Sua dedicação e pesquisa foram fundamentais para esse importante reconhecimento que valoriza e preserva as tradições culturais do povo maranhense.


Este momento solene não apenas enaltece a devoção a São José de Ribamar, mas também ressalta a riqueza e diversidade cultural do estado do Maranhão, reforçando a importância de preservar e celebrar suas tradições.

Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL): Primavera Socialista e MES realizarão conferências municipais em Paço do Lumiar para definir rumos político
Cresce a Insatisfação Popular com o Acúmulo de Lixo em Paço do Lumiar
Fernanda Montenegro celebra 95 anos: Uma lenda viva das artes brasileiras