Nesta terça-feira (7), o Santuário de São José de Ribamar será palco de um momento histórico para a cultura maranhense: a Missa e cerimônia de Titulação do Festejo de São José de Ribamar como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão. A solenidade, que ocorrerá às 15h, contará com a presença de autoridades eclesiásticas e civis, destacando-se a participação do arcebispo de São Luís, dom Gilberto Pastana, e do Governador do estado, Carlos Brandão.
A Missa, presidida por dom Gilberto Pastana, será seguida pela cerimônia de Titulação, que contará também com a presença da secretária estadual de políticas públicas para as comunidades, Dra. Helena Duailibe. A expectativa é reunir lideranças de todas as pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese, em um momento de celebração e reconhecimento da importância cultural e religiosa do Festejo de São José de Ribamar.
O reconhecimento do Festejo como Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão foi oficializado no dia 4 de abril deste ano, durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Imaterial do Maranhão, na Casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico de São Luís. O parecer favorável ao pedido foi decidido por unanimidade pelos membros do Conselho, composto por representantes do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão (Secma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Comissão Maranhense de Folclore e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O dossiê que embasou a aprovação do Festejo como patrimônio cultural imaterial foi elaborado pelo professor Mauro Augusto, paroquiano do Santuário de São José de Ribamar e devoto fervoroso do santo padroeiro. Sua dedicação e pesquisa foram fundamentais para esse importante reconhecimento que valoriza e preserva as tradições culturais do povo maranhense.
Este momento solene não apenas enaltece a devoção a São José de Ribamar, mas também ressalta a riqueza e diversidade cultural do estado do Maranhão, reforçando a importância de preservar e celebrar suas tradições.
Powered by Froala Editor