A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) será mobilizada em oito estados brasileiros para garantir a segurança durante a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), no próximo domingo (18). A decisão foi autorizada nesta quarta-feira (14) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. As portarias que formalizam o emprego do efetivo em Roraima, Rio Grande do Sul e Mato Grosso já foram publicadas no Diário Oficial da União.
Além desses três estados, o Maranhão, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro também receberão apoio da Força Nacional, que atuará em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e forças estaduais. Ao todo, o esquema de segurança mobilizará 1.885 servidores, incluindo 135 agentes da FNSP.
O Ministério da Justiça informou que a presença da Força Nacional é uma medida preventiva para garantir a segurança e logística da aplicação do concurso, que atrai milhares de candidatos em todo o país. Nos estados onde a Força Nacional será empregada, os agentes estarão presentes entre os dias 16 e 19 de agosto.
Os esforços visam assegurar a tranquilidade do certame, com foco na preservação da ordem pública e proteção dos candidatos. A Força Nacional, que celebra 20 anos de atuação em 2024, é composta por bombeiros, policiais civis, militares e peritos, atuando em diversas operações estratégicas em todo o território nacional.
Essa matéria utiliza informações publicadas pelo Portal Agência Brasil
Powered by Froala Editor