Os moradores do bairro Lima Verde, em Paço do Lumiar, estão enfrentando uma série de problemas causados por um terreno baldio localizado na movimentada Avenida da Laranja. A área, que deveria seguir a legislação municipal obrigando a construção de muro e calçada, está abandonada pelo proprietário e se transformou em um verdadeiro transtorno para a comunidade.
O terreno acumula lixo e entulho, atraindo pragas como insetos e roedores, além de ser alvo frequente de queimadas de mato, o que agrava problemas respiratórios de moradores, especialmente idosos e acamados. O cheiro de fumaça é constante, reclama morador e, infelizmente, estamos convivendo com essa situação que só piora.
Além das questões de saúde, o terreno tem sido utilizado por criminosos como esconderijo, o que aumenta a sensação de insegurança no bairro. Há pessoas usando o terreno para se esconder após assaltos. “Fica muito perigoso sair de casa, principalmente á noite, relata morador
A falta de providências da Prefeitura de Paço do Lumiar também é alvo de críticas da população. Segundo a Lei Municipal nº 965, de 8 de março de 2023, da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, terrenos baldios devem ser cercados e mantidos limpos, com calçadas em boas condições para garantir a segurança e mobilidade dos pedestres. No entanto, até o m
“Estamos cansados de reclamar e não sermos ouvidos. A prefeitura nada faz. Parece que estamos abandonados”, lamenta outro morador.
Além da violação das normas urbanísticas, a situação no terreno representa uma infração à Lei Ambiental Federal nº 9.605/1998, Lei de Crimes Ambientais que proíbe o descarte irregular de resíduos e queimadas em áreas urbanas. Com a inação das autoridades locais, a comunidade pede por uma solução urgente, exigindo que o proprietário seja responsabilizado e o terreno receba as devidas melhorias, de acordo com as exigências legais.
Powered by Froala Editor