A Crisma ou Confirmação, segundo a doutrina da Igreja Católica, é um sacramento da Igreja Católica em que o fiel recebe, através da ação do bispo, uma unção com o Crisma (óleo de oliveira). … É uma confirmação do Batismo.
Na noite da última, quinta-feira, dia 22 de dezembro, Dom Gilberto Pastana, Arcebispo Metropolitano de São Luís, celebramos o Sacramento da Crisma, com 34 adolescentes, jovens e adultos, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro do Paranã I, na cidade de Paço do Lumiar-MA. A celebração foi concelebrada pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, padre Jozimar Pinheiro.
O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
A Confirmação é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Fotos: Pastoral da Comunicação Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe
Powered by Froala Editor